Ticker

6/recent/ticker-posts

Como sentir-se auto eficaz no trabalho?

 


Até que ponto um indivíduo acredita em si mesmo desempenha um papel importante no local de trabalho - especialmente quando se trata de executar novas tarefas, aprendizagem, produtividade e muito mais. A auto eficácia pode ser formalmente definida como a crença de um indivíduo em sua capacidade de executar comportamentos necessários para produzir realizações de desempenho específicas. A confiança se reflete na crença de um funcionário de fazer as coisas, sentir-se motivado ou tomar decisões que impactarão positivamente o desempenho. É uma mentalidade crucial que se vincula diretamente à qualidade do trabalho em um nível individual. 

Principais vantagens: 

·        A auto eficácia no local de trabalho pode diminuir a ansiedade e ajudar as pessoas a lidar melhor com o estresse. 

·        A auto eficácia é uma mentalidade crucial que se vincula diretamente à qualidade do trabalho em um nível individual. 

·        O desenvolvimento profissional, os modelos de comportamento e o reconhecimento podem aumentar a auto eficácia no trabalho.

POR QUE A AUTO-EFICÁCIA É IMPORTANTE PARA OS FUNCIONÁRIOS?
 

Sentir-se auto eficaz tem um impacto muito forte sobre como as pessoas se sentem e funcionam porque promove pensamentos positivos sobre elas mesmas - contribui para um senso interno de força e competência. É também uma peça chave para o trabalho remoto. A auto eficácia e a eficácia organizacional são dois fatores culturais que contribuem positivamente para o trabalho “em qualquer lugar”. 

Trabalhar para aumentar a confiança nas próprias habilidades para enfrentar os desafios, tanto dentro quanto fora do trabalho, é psicologicamente importante para garantir que os funcionários se sintam bem, fortes, capazes, menos ansiosos - e que possam seguir em frente na vida. A auto eficácia no local de trabalho é um dos muitos ativadores de experiência para melhorar a experiência do funcionário - todos são poderosos e extremamente importantes. 

Veja também: 5 ações para melhorar a resiliência no trabalho.

COMO AUMENTAR A AUTO EFICÁCIA NO LOCAL DE TRABALHO?
 

1. Investir em treinamento e desenvolvimento profissional 

Aprendizagem e desenvolvimento são um grande primeiro passo para investir na auto eficácia do funcionário. Uma cultura organizacional positiva que promove o crescimento individual - dentro e fora do trabalho - mostra que você está investido nos funcionários a longo prazo e aumenta a auto eficácia. Quer se trate de certificados de treinamento de carreira, escola, desenvolvimento de carreira ou treinamento multifuncional, ofereça projetos paralelos e oportunidades enraizadas na educação e no crescimento. 

2. Seja um modelo ou mentor 

Modelos de papéis são pessoas que os outros olham como exemplo - e eles desempenham um papel vital na construção da auto eficácia. Os gerentes são um dos maiores impulsionadores do bem-estar e do engajamento dos funcionários, tornando-os modelos ou mentores importantes para os funcionários. As pessoas olham para os outros em busca de inspiração, orientação e aprendizado. Se os funcionários aprenderem com líderes eficientes, confiantes ou positivos, eles provavelmente refletirão a mesma energia positiva. 

3. Defina as estratégias certas 

É importante que os funcionários tenham uma crença saudável nas próprias habilidades, limitando as dúvidas e aumentando a autoestima. Isso também entra em jogo ao definir metas e avaliar o desempenho. Ajude os funcionários a definir algumas metas de curto prazo que pareçam alcançáveis. Pequenas vitórias podem ter um grande impacto na autoconfiança, pois o domínio aumenta a confiança. A partir daí os funcionários podem criar um roteiro gerenciável para metas maiores diretamente vinculadas às metas de negócios. 

4. Reconhecer funcionários 

Elogios adequados por um trabalho bem executado proporcionam o cuidado dos funcionários, fazem-nos sentir valorizados e também podem motivar o desempenho. Considere o reconhecimento público, como uma menção em uma reunião de equipe, uma postagem no programa EX da sua empresa ou até mesmo um simples agradecimento diretamente ao indivíduo. Existem muitas maneiras de mostrar a apreciação  e o reconhecimento dos funcionários, mas a chave é torná-los significativos.

Photo by Canva Studio from Pexels


Postar um comentário

0 Comentários