Principais maneiras de evitar a procrastinação.

 

    

1. Organize-se

Você não pode fazer nenhum trabalho se não souber quais tarefas precisam ser concluídas. Invista em um planner ou comece a usar o aplicativo de calendário em seu telefone. Isso torna muito mais fácil controlar as atribuições individuais e as datas de vencimento importantes. 

2. Estabeleça metas simples e alcançáveis

Parte da razão pela qual procrastinamos é porque a tarefa em mãos parece muito assustadora. É muito mais fácil começar um projeto quando você estabelece objetivos simples e alcançáveis, em vez de um plano grande e vago. Em vez de dizer a si mesmo: “Estudarei ciência esta noite”, diga: “Estudarei o capítulo seis esta noite.” Isso torna seus objetivos menos intimidantes e mais acessíveis. 

3. Crie uma programação

Depois de definir seus objetivos, crie um cronograma para concluí-los. Pode ser um cronograma de estudos para sua grande prova que está chegando ("Na terça, estudarei o capítulo cinco, e na quarta, estudarei o capítulo seis"), ou pode ser o mapeamento de uma redação que você terá que escrever ( “No sábado, escrevo a introdução e a conclusão”). Dividir uma atribuição em pequenos pedaços ao longo do tempo a torna muito mais gerenciável.

4. Defina um prazo

Muitas pessoas ficam presas no ciclo de "Algum dia, organizarei minhas anotações" ou "Eventualmente, irei fazer o dever de matemática". A verdade é que “algum dia” e “eventualmente” nunca virão. É importante definir uma data específica para quando você deseja que seus objetivos sejam alcançados. Se você tiver uma tarefa para entregar, tente concluí-la com um ou dois dias de antecedência. Dessa forma, se algo inesperado acontecer, você ainda terá tempo extra para concluí-lo. 

5. Livre-se das distrações

É importante se livrar de todas as interrupções em potencial antes de começar a trabalhar, para não se desviar desnecessariamente no meio de sua tarefa. Se você tende a gastar muito tempo no Snapchat ou Instagram quando deveria estar estudando, desligue o telefone (totalmente desligado). Distrações também podem ser fontes externas, como irmãos irritantes. Tente ouvir música clássica ou ruído branco para abafar sua tagarelice constante. Alternativamente, você pode mudar os ambientes de estudo todos juntos e ir até a biblioteca ou café local, onde você pode limpar sua mente e estudar sem distrações. 

6. Defina seu tempo 

Quando carregado de atribuições, é fácil se sobrecarregar. Além disso, nossos cérebros só conseguem lidar com tanta informação e foco de uma vez! Então ... por quanto tempo você deve estudar? Cada pessoa é diferente, mas a maioria dos especialistas concorda em um intervalo de 50 a 90 minutos. Defina um cronômetro para um bloco de estudo ou trabalho concentrado para evitar o esgotamento. 

7. Faça uma pausa

É importante tirar o fôlego mental do trabalho escolar de vez em quando. Quando o cronômetro desligar, faça uma pausa de 10 a 30 minutos. Ouça música, dê um passeio, lave um pouco de roupa ou grite em um travesseiro - qualquer coisa que tire sua mente do trabalho e permita que você relaxe. 

8. Use incentivos

Todo mundo adora ser recompensado. É importante dar incentivos a si mesmo, não importa o quão pequeno seja. Pode ser algo tão simples como: "Se eu trabalhar nesta tarefa por uma hora, assistirei um episódio do meu programa de TV favorito esta noite". Ou pode ser um objetivo maior, como "Se eu tirar um A em matemática neste semestre, irei ao meu restaurante favorito". É mais fácil prestar atenção quando algo está em jogo. 

9. Faça as coisas difíceis primeiro

Isso pode fazer você querer empurrar tudo para trás. É difícil fazer algo que você não quer fazer. Mas adivinhe? Depois de fazer isso, acabou! É melhor concluir primeiro suas tarefas mais desafiadoras. Dessa forma, tudo depois parece mais fácil e leva menos tempo. Se você continuar empurrando aquela redação de inglês para trás, nunca vai conseguir terminar. É melhor apertar o cinto e simplesmente fazê-lo. 

10. Conte a alguém sobre seu objetivo

É fácil esquecer as atribuições ou adiá-las se você for a única pessoa que se responsabiliza. Se você realmente deseja realizar algo, conte a um amigo ou parente. Agora, há alguém que o considera responsável por seus objetivos. Você não pode recuar ou descartá-lo. Como um bônus adicional, você também tem alguém com quem comemorar suas vitórias, não importa o quão pequeno seja. Seja tirando um A naquele teste de física ou apenas terminando um projeto com alguns dias de antecedência, seu amigo estará lá para apoiá-lo.

A verdade é que você tem que primeiro fazer o básico em vez de começar no avançado. Faça o simples, o tranquilo e depois vai avançando e se permitindo conforme você for criando habito. O maior erro é querer fazer tudo de uma vez e abraçar o mundo, não faça isso! Respeite você, seu tempo e seu corpo.

Photo by Luis Villasmil on Unsplash

Postar um comentário

0 Comentários