Ticker

6/recent/ticker-posts

5 etapas para manter o foco em qualquer projeto.


 


Você já se sentou para trabalhar em um relatório importante no trabalho, ou em um projeto de longo prazo em casa, e começou a se distrair pouco segundos depois?

Esteja você reagindo ouvindo música, atendendo o telefone, sendo interrompido por colegas / familiares ou simplesmente respondendo à vontade de se levantar e fazer uma xícara de café, você não está se concentrando no que originalmente se propôs a fazer.

E embora todos nós tenhamos dias em que as coisas simplesmente não vão bem, se você está regularmente lutando para progredir em grandes projetos, precisa seguir algumas etapas simples para ter certeza de que está em uma boa posição para se concentrar e ter foco.

5 Etapas para manter o foco em Qualquer projeto.

  1.  Planejamento
  2. Reúna Informações
  3. Tempo
  4. Evite Interrupções
  5. Desligue



Etapa 1: Faça um plano antes de começar

O planejamento tem muitos benefícios - e um deles é que um bom plano pode ajudá-lo a se concentrar. Se você se sentar para “escrever um artigo para o boletim informativo da empresa” e começar imediatamente com uma página em branco, provavelmente ficará sem ideias após um ou dois parágrafos. Assim, é muito fácil você se distrair com a tv, com a notificação do instagram.

Com um plano à sua frente, você sempre saberá a próxima etapa,
o que significa que ficará menos tentado a simplesmente parar.



Etapa 2: Reúna tudo o que você precisa

Alguns projetos não exigem nada mais do que um caderno e uma caneta ou um computador. Porém, você precisará de itens específicos antes de começar - talvez os materiais para um projeto de artesanato em casa ou dados importantes para um projeto no trabalho.

Antes de mergulhar na tarefa em questão, verifique se você tem tudo de que precisa. 


O planejamento também ajuda aqui, pois você poderá identificar as coisas que serão necessárias nas diferentes fases do seu projeto.

Etapa 3: Defina um período de tempo para você mesmo.

Ninguém consegue ficar focado por horas seguidas - e é contraproducente tentar. Em vez disso, decida por quanto tempo você vai trabalhar neste projeto específico: talvez 30 minutos ou uma hora.

Defina um cronômetro para funcionar e prometa a si mesmo que permanecerá focado até o tempo acabar. 


Se você não fez isso antes, ou se sabe que realmente tem dificuldade para se concentrar, comece com um período de tempo muito curto - talvez 15 minutos. Você pode se surpreender com o quanto você pode fazer.

Etapa 4: Reduza a chance de interrupções

Algumas interrupções não podem ser evitadas - mas muitas podem. Em vez de se abrir para eles, tome medidas proativas para reduzir o número de interrupções que você provavelmente receberá.

§  Deixe seu telefone no Mudo

§  Feche a porta do seu escritório, se puder

§  Deixe seus colegas ou familiares saberem que você precisa se concentrar um pouco

§  Considere colocar fones de ouvido: isso torna as pessoas menos propensas a iniciar uma conversa

Parar a cada poucos minutos para atender o telefone ou bater um papo com um colega não só desperdiça seu tempo, mas também interrompe sua concentração, o que significa que você leva vários minutos para voltar ao fluxo de sua tarefa.

Etapa 5: Desligue qualquer coisa que atrapalhe

Mesmo que você não seja interrompido por outras pessoas ligando ou parando, você pode ter todos os tipos de distrações ao seu redor. Desligue o máximo que puder. Isso inclui:

§  A televisão e o rádio.

§  Seu e-mail - feche sua caixa de entrada para não ver alertas de “nova mensagem”

§  Quaisquer programas de bate-papo em seu computador (se você realmente não quiser desligá-los, pelo menos defina seu status para “ocupado”)

§  Janelas do navegador que você não precisa para o seu projeto

Você pode até desligar totalmente a conexão com a Internet. Em muitos laptops, você pode fazer isso simplesmente pressionando um botão para desligar o wi-fi. Algumas pessoas acham que ouvir música as ajuda a se concentrar; outros acham que é uma distração. Se você tende a tocar música enquanto trabalha, tente o silêncio e veja se isso aumenta ou diminui seu foco.

 

Como você mantém o foco quando tem um grande projeto de trabalho, ou um projeto pessoal, no qual deseja progredir? Compartilhe suas dicas e pensamentos nos comentários abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários