Foco: 5 dicas para aprimorar a sua concentração.

 




Se você já achou difícil realizar uma tarefa desafiadora no trabalho, estudou para um exame importante ou passou um tempo em um projeto exigente, você gostaria de aumentar sua capacidade de Foco e concentração.

A concentração se refere ao esforço mental que você direciona para o que quer que esteja fazendo ou aprendendo no momento. Às vezes é confundido com atenção, mas atenção se refere ao período de tempo em que você pode se concentrar em algo.

1. Treine seu cérebro

Jogar certos tipos de jogos pode ajudá-lo a melhorar sua concentração. Tentar:

  • Sudoku
  • palavras cruzadas
  • xadrez
  • quebra-cabeças
  • buscas por palavras ou embaralhamento
  • jogos de memória

Você jogar tanto online ou com jogos físicos

Os jogos de treinamento cerebral também podem ajudá-lo a desenvolver sua memória de trabalho e de curto prazo, bem como suas habilidades de processamento e resolução de problemas.

Crianças

O treinamento cerebral também pode funcionar para as crianças. Invista em um livro de quebra-cabeças de palavras, conclua um quebra-cabeça juntos ou jogue um jogo de memória.

Até mesmo a coloração pode ajudar a melhorar a concentração em crianças ou adultos. As crianças mais velhas podem gostar de páginas para colorir mais detalhadas, como as encontradas em livros de colorir para adultos.

Adultos mais velhos

Os efeitos dos jogos de treinamento cerebral podem ser particularmente importantes para adultos mais velhos, uma vez que a memória e a concentração costumam diminuir com a idade.

 

 2. Melhore o sono

A privação do sono pode facilmente atrapalhar a concentração, sem mencionar outras funções cognitivas, como memória e atenção.

A privação de sono ocasional pode não causar muitos problemas para você. Mas, regularmente, não conseguir ter um boa noite de sono pode afetar seu humor e desempenho no trabalho.

Estar muito cansado pode até desacelerar seus reflexos e afetar sua capacidade de dirigir ou realizar outras tarefas diárias.

Uma agenda exigente, problemas de saúde e outros fatores às vezes tornam difícil dormir o suficiente . Mas é importante tentar chegar o mais próximo possível da quantidade recomendada na maioria das noites.

Muitos especialistas recomendam que os adultos tenham como objetivo dormir 7 a 8 horas por noite.

Melhorar o sono que você obtém também pode trazer benefícios. Algumas dicas rápidas:

  • Desligue a TV e guarde as telas uma hora antes de dormir.
  • Mantenha seu quarto em uma temperatura confortável, mas fresca.
  • Relaxe antes de dormir com música suave, um banho quente ou um livro.
  • Vá para a cama e levante-se por volta da mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana.
  • Faça exercícios regularmente, mas evite exercícios pesados ​​antes de dormir.

3. Faça exercício

O aumento da concentração está entre os muitos benefícios do exercício regular. O exercício beneficia a todos

Faz o que puder

Embora exercícios aeróbicos sejam recomendados, fazer o que você pode é melhor do que não fazer nada. Dependendo do seu condicionamento físico e metas de peso, você pode querer se exercitar mais ou menos.

Mas às vezes simplesmente não é possível fazer a quantidade recomendada de exercícios, especialmente se você vive com problemas de saúde física ou mental.

Se você tem dificuldade em encontrar tempo para se exercitar ou não quer ir a uma academia, tente pensar em maneiras divertidas de treinar ao longo do dia. Se você aumentar sua freqüência cardíaca, está se exercitando. Pergunte a si mesmo:

  • Você pode levar seus filhos para a escola?
  • Você pode se levantar 20 minutos mais cedo todas as manhãs para fazer uma corrida rápida pela vizinhança?
  • Você pode dividir sua viagem semanal ao supermercado em duas ou três viagens a pé ou de bicicleta?
  • Você pode caminhar até a cafeteria em vez de dirigir?

Se puder, tente fazer exercícios antes de realmente precisar se concentrar ou quando fizer uma pausa mental.

4. Passe algum tempo na natureza

Se você quiser aumentar sua concentração naturalmente, tente sair de casa todos os dias, mesmo que por apenas 15 a 20 minutos. Você pode dar uma curta caminhada por um parque. Sentar no seu jardim ou quintal também pode ajudar. Qualquer ambiente natural tem benefícios.

As evidências científicas apoiam cada vez mais o impacto positivo dos ambientes naturais.  As evidências sugerem que a inclusão de plantas em escritórios ajudou a aumentar a concentração e a produtividade, bem como a satisfação no local de trabalho e a qualidade do ar.

Experimente adicionar uma ou duas plantas ao seu espaço de trabalho ou casa para obter uma série de benefícios positivos . Suculentas são ótimas escolhas para plantas de baixa manutenção se você não tiver um polegar verde.

5. Ouça música

Ligar a música enquanto trabalha ou estuda pode ajudar a aumentar a concentração .

Mesmo que você não goste de ouvir música enquanto trabalha, usar sons da natureza ou ruído branco para mascarar sons de fundo também pode ajudar a melhorar a concentração e outras funções cerebrais.

O tipo de música que você ouve pode fazer a diferença. Os especialistas geralmente concordam que a música clássica, particularmente a música clássica barroca ou os sons da natureza, são boas escolhas para ajudar a aumentar o seu foco.

Se você não gosta de música clássica, experimente música ambiente ou eletrônica sem letras. Mantenha a música baixa ou com nível de ruído de fundo, para que isso não o distraia.

Também é importante evitar escolher músicas que você ama ou odeia, pois, os dois tipos podem acabar distraindo você.

A conclusão

Algumas maneiras de melhorar a concentração podem funcionar bem, enquanto outras podem parecer não fazer muito por você. Considere dar uma variedade de abordagens para ver o que ajuda.

Os especialistas ainda discutem os benefícios de certos métodos, como o treinamento do cérebro. Mas as evidências existentes sugerem que a maioria dessas dicas pode promover melhorias pelo menos modestas na concentração para muitas pessoas.

Além do mais, é improvável que essas dicas diminuam a concentração ou causem outros danos, portanto, experimentá-las não deve ter nenhum efeito negativo.

Apenas certifique-se de falar com seu médico se estiver realmente passando por um momento difícil. Outra coisa pode estar acontecendo e é importante descartar lesões cerebrais ou outros problemas graves.

 

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