6 maneiras comprovadas de como ser mais criativo!

 


Algumas pessoas pensam que a criatividade é um presente - algo concedido apenas aos Vincent Van Goghs, Toni Morrisons e outros grandes artistas pelo do mundo.

Mas a verdade é que a criatividade não é um dom - é uma habilidade. E é uma habilidade que qualquer pessoa - pintor, escritor, contador, pai que fica em casa, CEO, designer ou qualquer outra pessoa - pode melhorar com o tempo com o tipo certo de prática.

Mas como é essa prática? Como, exatamente, você pode ser mais criativo?

Acontece que existem três redes em seu cérebro que são responsáveis pela criatividade : a rede de atenção executiva (que é responsável pelo foco e atenção), a rede de imaginação (que é responsável por - você adivinhou - imaginação e devaneio) e o rede de saliência (que é responsável por fazer conexões entre o conhecimento armazenado em seu cérebro e seu ambiente). E se quiser se tornar mais criativo, você precisa encontrar maneiras de envolver os três.

Felizmente, não existe uma maneira única de praticar a criatividade. Pense nisso como correr: o objetivo final é ser um corredor melhor, mas existem muitas maneiras de chegar lá. Você pode praticar o treinamento para uma corrida se quiser ser um corredor mais competitivo; pratique o ritmo para ser um corredor mais rápido; ou apenas amarre os sapatos e vá quando precisar de um aumento de endorfina pós-corrida (o que certamente o deixará um corredor mais feliz). Práticas diferentes, mas em cada caso você acaba sendo um corredor melhor.

É a mesma coisa com criatividade. Existem toneladas de abordagens diferentes que você pode adotar, dependendo do resultado desejado - e cada abordagem proporcionará um tipo diferente de impulso criativo.

Então, com o que, exatamente, algumas dessas práticas se parecem? Quais são algumas coisas tangíveis que você pode fazer para ser mais criativo?

1. Coloque a prática da criatividade em sua agenda.

Abra espaço para praticar a criatividade em sua programação, assim como faria com qualquer outro compromisso importante - e depois cumpra-o. E quando digo “abrir espaço”, estou sendo literal. Bloqueie um período específico de tempo (como terças-feiras, das 18h30 às 19h30) e coloque-o em sua agenda. Então, quando chegar o tempo programado, prossiga e trabalhe em um projeto criativo. Isso pode significar ter ideias para um novo livro, dedicar algumas horas a um novo design ou até mesmo algo tão simples como colorir ou escrever um diário - o que você faz não importa, contanto que seja criativo.

Tornar a criatividade uma prioridade e colocá-la em seu calendário irá ativar a rede de atenção executiva em seu cérebro e ajudá-lo a focar sua atenção em seus projetos criativos - que é o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais criativa.

2. Deixe-se entediar

Se você for como a maioria das pessoas, você se veste de “ocupado” como um distintivo de honra e agenda cada segundo do seu dia com uma tarefa ou outra. Mas quando você está constantemente ocupado, você não deixa espaço para sua mente vagar.

Se você quer ser mais criativo, precisa se entediar! Quando você está entediado, você sonha acordado, o que ativa a rede de imaginação do seu cérebro. E estudos mostram que o tédio - e todos os devaneios que você faz quando está entediado - estimulam o pensamento criativo e podem levar a uma série de ideias novas e criativas (e maneiras novas e criativas de pensar).

3. Tente abordar o projeto em um momento inesperado

Se você está preso em um projeto, precisa fazer novas conexões e começar a olhar para o projeto de uma maneira diferente. E uma das melhores maneiras de fazer isso? 

Trabalhar no projeto em um momento diferente.

Mudar as coisas e trabalhar em projetos em um momento inesperado pode ajudá-lo a pensar de forma diferente. Isso pode ativar a rede de saliência de seu cérebro - tornando mais fácil fazer conexões novas e inesperadas entre seus bancos de conhecimento e o ambiente. Na verdade, um estudo recente descobriu que você tem mais probabilidade de resolver "problemas de insight" (o que é psicologia - linguagem para problemas que exigem criatividade) quando está menos alerta - então, se você é uma pessoa matinal, você ' Serei mais eficaz na resolução de problemas criativos à noite. Isso provavelmente ocorre porque o pensamento criativo requer diferentes áreas do cérebro - então, embora você definitivamente queira enfrentar problemas analíticos quando estiver no seu nível máximo de atenção e foco, problemas mais criativos podem, na verdade, se beneficiar de uma mente mais relaxada.

Então, em poucas palavras - se você está preso em um projeto, tente trabalhar nele em um momento inesperado. Essa simples mudança de programação pode ajudá-lo a pensar de forma diferente - o que pode levar apenas à solução criativa de que você precisa para lidar com o projeto.

4. Outros Lugares

Às vezes, uma mudança de cenário é tudo de que você precisa para pensar de forma diferente sobre um problema - e a melhor mudança de cenário para fomentar o pensamento criativo é saindo e explorando algo fora da realidade da rotina.

Caminhar (especialmente ao ar livre) é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua criatividade e encorajar novas maneiras de pensar. Foi demonstrado que aumenta a produção criativa em até 60% - provavelmente porque passar tempo fora pode ativar todas as três redes de criatividade do cérebro (você envolverá a rede de atenção executiva porque terá que se concentrar em onde está indo; você estará livre para sonhar acordado, o que ativa a rede de imaginação; e todos os novos estímulos em seu ambiente irão ativar a rede de saliência).

Pontos de bônus de criatividade: se você quiser turbinar os benefícios de criatividade de sua caminhada, coloque alguns fones de ouvido e ouça “música alegre”, que pesquisas mostram que facilita o pensamento divergente e fornece um impulso potente para a criatividade.

5. Experimente algo fora da Caixa.

Se você já está envolvido em atividades criativas, mas deseja desenvolver seus músculos da criatividade, saia da sua zona de conforto e criatividade e experimente algo completamente novo.

Se você é um designer, tente escrever um poema. Se você é um escritor, tente praticar um novo instrumento. A questão é que existem muitas maneiras diferentes de ser criativo - e quando você tenta algo novo, isso pode ajudar seu cérebro a criar novas conexões (olá, rede de destaque!) E inspirar um novo tipo de criatividade. Então, esse novo tipo de criatividade pode ajudá-lo a ser mais criativo em outras áreas de sua vida (portanto, escrever um poema pode ajudar a inspirar novas ideias em seus projetos, ou tocar um instrumento pode ajudá-lo a se tornar um escritor melhor). A alternância de tarefas demonstrou aumentar a criatividade - e quando você alterna entre tarefas inerentemente criativas, é um benefício ainda maior.

 6. Seja uma máquina de ideias

Quando se trata de criatividade, existem poucas pessoas mais bem versadas no assunto do que James Altucher . É um autor de best-sellers, investidor, hospedeiro de podcast e gerador de criatividade. E de acordo com Altucher, a razão pela qual ele conseguiu encontrar um conjunto tão diverso de sucessos criativos? Sua dedicação em ser uma " máquina de ideias ".

Todas as manhãs, sem falta, Altucher se senta e anota de 10 a 20 novas ideias. Eles não precisam ser bons. Eles não precisam levar a nenhuma grande ideia de negócio. O único critério é que sejam novos e interessantes.


Obrigar-se a escrever ideias novas e interessantes diariamente envolve todas as três redes de sua criatividade - a rede de imaginação (já que você está pensando em conceitos completamente novos), a rede de atenção executiva (já que você precisa de foco e atenção para desenvolver novos ideias), e a rede de saliências (já que você está procurando por novas conexões entre conceitos que você já conhece). Isso o ajudará a desenvolver maneiras novas e criativas de pensar - e a ver novas conexões que você não conseguia ver antes.


Reserve um tempo todas as manhãs para trabalhar em suas novas ideias - e, o mais importante, não se preocupe se suas ideias são boas ou não. A simples prática de sentar e pensar criativamente todos os dias irá flexionar os músculos da criatividade e ajudá-lo a se tornar uma máquina de ideias criativas.

 Pratique para ser mais criativo

A criatividade não é algo reservado aos gênios. Está disponível para todos, não importa quem você seja ou em que ponto da sua vida - tudo o que você precisa fazer é praticar.

Então, o que você está esperando? Vá lá e comece a desenvolver seus pontos fortes criativos - mal podemos esperar para ver as coisas novas e incríveis que você criará!

Photo by Rick Mason on Unsplash


Postar um comentário

0 Comentários