12 Dicas para alcançar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 


Passos ​​que executivos e seus funcionários podem tomar para

Alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é um desafio difícil, mesmo nos melhores tempos, mas é ainda mais difícil e necessário em tempos de estagnação econômica e incerteza.

A Grande Recessão, com seus cortes e dispensas subsequentes, fez com que muitos funcionários trabalhassem mais horas e mais do que nunca. Preocupados com o trabalho, os trabalhadores buscam provar que são parte indispensável da equipe.

Aumentando a pressão, os dispositivos eletrônicos portáteis de hoje eliminaram a linha entre o trabalho e a casa. Já se foi o tempo em que sair do escritório ou da loja significava deixar o trabalho para trás. Hoje, os funcionários estão disponíveis para seus supervisores, colegas de trabalho e clientes 24 horas por dia.

A combinação de cargas de trabalho maiores com a tecnologia que nos mantém constantemente conectados às nossas tarefas faz com que um número cada vez maior de trabalhadores se sinta sobrecarregado, desanimado e esgotado.

Em contraste, vários estudos têm mostrado que os funcionários mais produtivos são profissionais bem preparados com uma vida plena e equilibrada - dentro e fora do local de trabalho. Da mesma forma, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que promovem a saúde e o bem-estar dos funcionários, ao mesmo tempo que aumentam o desempenho organizacional e a produtividade.

Hoje, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um dos atributos mais importantes do local de trabalho - perdendo apenas para a remuneração, e os trabalhadores que sentem que têm um melhor equilíbrio entre vida e trabalho tendem a trabalhar 21% mais duro do que os funcionários que se sentem sobrecarregados.

Passos para um Equilíbrio entre Trabalho e Vida Útil

Alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal requer o gerenciamento de nossa vida profissional e pessoal de maneiras sustentáveis ​​que mantenham nosso fluxo de energia, nossa mente e nosso corpo saudáveis ​​e todo nosso ser feliz e contente.

Significa dar a devida atenção a todas as coisas que nos enriquecem e nos preenchem, incluindo trabalho e carreira, saúde e boa forma, família e relacionamentos, espiritualidade, serviço comunitário, hobbies e paixões, estímulo intelectual, descanso e recreação.

Para chegar lá:

1. Acompanhe o seu tempo

Analisar sua situação atual é o passo inicial para alcançar uma vida equilibrada. Mantenha um registro de tempo de tudo que você faz durante uma semana, incluindo atividades pessoais e relacionadas ao trabalho. Esses dados servirão para abrir seus olhos, ajudando você a entender como você está usando - e onde está perdendo - seu tempo.

2. Determine suas prioridades

Passe algum tempo refletindo seriamente sobre o que é mais importante para você e faça uma lista de suas principais prioridades no trabalho e em casa. Em seguida, analise sua auditoria de tempo perguntando a si mesmo estas perguntas-chave: O que eu preciso começar a fazer? Pare de fazer? Continue fazendo? Faça mais? Faça menos? Faça diferente?

3. Defina metas específicas

Pegue sua lista de prioridades e transforme-as em metas concretas e mensuráveis. Reserve um tempo em sua agenda para atividades, da mesma forma que faria para uma reunião importante ou uma consulta médica.

4. Agendar escrupulosamente

Pessoas bem-sucedidas planejam seu trabalho e, em seguida, executam seu plano. Você tem uma vida, então tenha um planejador de encontros. Seja em papel ou eletrônico, este é o veículo pelo qual você transforma suas prioridades e objetivos em realidade. Reserve de 10 a 20 minutos no início de cada dia (ou na noite anterior) para planejar suas tarefas e atividades para o dia e a noite à frente.

5. Estabeleça Limites

Estabeleça limites justos e realistas sobre o que você fará e não fará no trabalho e em casa.
Comunique claramente esses limites ao seu supervisor, colegas de trabalho, parceiro e família. Por exemplo, você pode se comprometer a não trabalhar até tarde em determinados dias, a menos que haja uma crise. Além disso, reserve um tempo em casa durante o qual você não irá verificar ou responder a e-mails ou mensagens de voz relacionados ao trabalho.

6. Cuide da sua saúde

Sua saúde deve ser sempre sua prioridade número um. Se você não estiver em boa forma física, mental e emocional, tanto sua vida profissional quanto sua vida pessoal sofrerão. Cuide-se comendo refeições saudáveis ​​ (especialmente o café da manhã), faça exercícios pelo menos três vezes por semana e durma no mínimo sete horas por noite. Embora você possa achar que não tem tempo para adicionar exercícios e sono extra à sua agenda lotada, essas práticas aliviam o estresse, aumentam seu nível de energia, aumentam sua resistência, melhoram sua clareza mental, impulsionam seu sistema imunológico e o tornam mais feliz, pessoa mais envolvida e mais produtiva. Além disso, evite o uso excessivo de álcool, tabaco ou drogas para aliviar o estresse. Essas substâncias tendem apenas a manter o corpo em um estado de estresse e causar ainda mais problemas.

7. Cultive sua família / relacionamentos

Os relacionamentos com a família, amigos e entes queridos são, de longe, a maior fonte de satisfação interior. Se seu trabalho ou carreira está prejudicando seus relacionamentos pessoais, ambas as áreas acabarão sendo prejudicadas. Claro, haverá dias em que você precisará trabalhar horas extras. A questão se torna problemática quando esses dias se tornam a regra, não a exceção. Ao tornar seus relacionamentos pessoais uma prioridade, sua produtividade e eficácia no trabalho irão realmente aumentar.

8. Arranje tempo para você

Por mais que trabalho, saúde e relacionamentos tenham prioridade em sua vida, também é importante reservar um tempo para sua própria renovação. Entregue-se a um pequeno prazer diariamente. Reserve pelo menos 30 minutos ininterruptos de "seu tempo". Isso fará maravilhas pelo seu bem-estar, e seus relacionamentos e sua carreira também serão beneficiados. Conecte-se com sua fonte espiritual. A crença em Deus, ou em um poder superior, pode ser um poço profundo do qual extrair inspiração, orientação e força. Reservar um dia semanal de descanso também pode ser útil.

9. Deixe o trabalho no trabalho

Desenvolva um interruptor mental liga-desliga entre o trabalho e a casa. Ajuda a estabelecer uma atividade de transição entre os dois reinos. Isso pode consistir em ouvir música ou livros gravados durante seu trajeto noturno, fazer exercícios na academia, fazer recados ou cumprir compromissos pessoais. Agendar essas atividades imediatamente após o horário normal de trabalho também evita que você gaste aqueles vinte minutos extras no escritório, que depois se transformam em várias horas.


10. Exercite suas opções

Hoje, muitas empresas com visão de futuro estão criando políticas e programas que facilitam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Descubra quais opções sua empresa oferece em termos de horários flexíveis, tele trabalho, uma semana de trabalho comprimida, compartilhamento de trabalho ou emprego de meio período. Você pode encontrar um acordo que lhe permita trabalhar de forma mais produtiva, ao mesmo tempo que reduz o estresse e libera um valioso tempo pessoal / familiar. Se sua empresa ainda não possui um programa de agendamento flexível, considere propor um.

11. Trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil

Usar o tempo com mais eficiência é uma habilidade importante que todos, desde a recepcionista até o CEO, podem aprender. Adotar a combinação certa de práticas de gerenciamento de tempo pode reduzir o estresse e economizar até uma hora por dia. Isso pode incluir o uso de tecnologia para se tornar mais organizado, agrupando e-mails e mensagens de voz, evitando a procrastinação e aprendendo a dizer "não".

12. Saiba quando pedir ajuda

Se você está sobrecarregado no trabalho e isso está causando estresse excessivo, não sofra em silêncio. Abandone a imagem de supermulher / super-homem e explique sua situação ao seu chefe ou supervisor. Situações de trabalho insustentáveis ​​geralmente podem ser amenizadas, mas isso exigirá alguma assertividade de sua parte. Da mesma forma, se uma vida equilibrada continuar a evitá-lo, ou se você estiver passando por estresse crônico, converse com um profissional - um conselheiro, profissional de saúde mental ou clérigo. Aproveite os serviços oferecidos pelo seu programa de assistência ao funcionário.

Por mais que tentemos, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é uma ciência exata. Cada pessoa deve encontrar sua própria maneira de combinar carreira, relacionamentos e cuidados pessoais em um todo integrado. O que é certo para você agora provavelmente mudará à medida que novas circunstâncias surgirem, portanto, reveja periodicamente sua situação e ajuste-se de acordo.

Não se sobrecarregue presumindo que você precisa fazer grandes mudanças de uma vez. Mesmo que você implemente apenas algumas das estratégias acima, elas terão um impacto positivo e mensurável em sua vida. Comece com um objetivo claro - depois adicione outro e outro.

O processo de obtenção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal é como se tornar um atleta profissional ou treinar para um triatlo. É necessário um esforço concentrado para entrar em forma e um esforço contínuo para permanecer assim. Mas aqueles que se comprometem com essa busca colhem enormes benefícios para a saúde e a qualidade de vida.

É possível ter uma carreira profissional de sucesso e uma vida pessoal gratificante. Assuma o controle do seu trabalho. Seja proativo com seu tempo. Tenha uma vida (equilibrada).

 

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